28 julho 2012

Resenha do livro: Diário de uma paixão



Essa semana eu li "Diário de uma paixão", foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu li e eu sempre lia ótimas resenhas sobre todos os livros dele, e levando em consideração que quase todos os livros dele já foram filmados e que ele é um autor consagrado eu realmente não me decepcionei.
O livro tem uma narrativa clara, fácil, ele consegue prender você e flui de forma ininterrupta até o final.
A história é passada durante e após a segunda Guerra Mundial, onde os personagens principais são Noah e Allie.
Tudo começa quando Allie vai para cidade do interior onde o Noah mora, com o amigo incomum Fin eles acabam se conhecendo e se apaixonando estantâneamente, após um verão inteiro de poesias embaixo de carvalhos, passeios de barco, e troca de declarações, Allie se entrega para ele, logo após os pais de Allie decidem ir embora, pois o verão chegou ao final. Allie é obrigada a deixar Noah, mas eles prometem que não deixaram o amor deles morrer. Depois de ir embora, Allie espera ansiosa pelas cartas de Noah que nunca chegam, porque sua mãe as esconde. Noah escreveu 365 cartas para Allie - ele escreveu uma em cada dia, durante um ano.
Allie depois de alguns anos desisti de esperar por Noah, e ele por não ter nenhuma resposta a suas cartas acaba seguindo pelo mesmo caminho. Depois de anos seguindo caminhos separados, e Allie a duas semanas do seu casamento, ela vê uma notícia em um jornal onde fala que o Noah comprou e reformou uma velha casa - que era o seu sonho - a partir daí Allie decidi voltar e conversar com o Noah.
A partir daí as decisões começam a ser tomadas, ao voltar Allie percebe que nunca deixou de amar Noah, e Noah percebe que o que ele sente por Allie é o tipo de amor eterno, aquele que nunca se supera, onde os dois são destinados a ficar juntos, com essa conclusão Allie rompe com Lon o seu noivo e casa com Noah, eles tem uma vida feliz ao lado um do outro, tem filhos e netos, mas o futuro guarda uma surpresa terrível, Allie acaba tendo a doença conhecida como alzheimer, e assim ela e Noah vão morar em uma casa de repouso onde tem médicos e enfermeiras a todo tempo a disposição deles. Com o tempo Aliie esquece de todos Noah, seus filhos, seus netos de toda sua história, mas Noah fez um diário e todos os dias ele lê a história para ela como se fosse de outra pessoa, e a cada fim de tarde ela volta a se lembrar. Os médicos não acreditam, dizem que é um milagre, que essa doença não tem regressão, que isso é impossível, mas a força do amor deles, da história deles sempre acaba trazendo Allie de volta, nem que seja por alguns segundos ou minutos, ela sempre volta, e isso para Noah já basta.
Aqui vai alguns trechos:
Allie:
"Você é, ao mesmo tempo, o meu melhor amigo e o meu amante, e não sei de que lado de você eu gosto mais."
"Por amar você de uma maneira tão profunda, tão incrivelmente intensa, eu vou descobrir um jeito de voltar para você apesar da minha doença, isso eu prometo."
"Noah, onde quer que você esteja e seja qual for a data de hoje, eu te amo. Eu te amo agora enquanto escrevo essa carta, e te amo agora enquanto você está lendo esta carta. E lamento muito se não consigo te dizer isso."


Noah:
"Nas horas de luto e sofrimento eu vou abraçar e embalar você, e farei da sua tristeza a minha tristeza. Quando você chorar, eu vou chorar, e quando você sofrer, eu vou sofrer. E juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero e juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida."
"Eu amo você, Allie. Eu sou quem eu sou por sua causa. Você é toda razão, toda a esperança e todos os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre seu. E você, minha querida, será sempre minha."

6 comentários:

  1. Nicholas Sparks,é demais ...kkk
    Adoro os livros dele ,parabens pela resenha,seu blog e super fofo :)
    Seguindo,beijinhos!
    http://maniareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah mt obrigada, concordo com você ele é perfeito demais.. seja bem vinda e obrigada por seguir nosso blog, é mt importante p gente, fico feliz por ter gostado da resenha, beeeijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoroooooooo o Nicholas Sparks, seus livros são os melhores e esse é ótimo, se não me engano foi o primeiro livro dele que li e é muito lindo!

    http://elasabemtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo, ele é um autor maravilhoso, o q eu mais gosto nos livros dele é a forma como ele consegue descrever o amor, quer dizer são livros baseados na vida real, onde acontece coisas que pode acontecer com qualquer um de nós, lá n tem vampiros, nem anjos, e nem seres mágicos, mas ainda sim o amor é incrívelmente lindo e mágico e isso é o q mais me impressiona.

    ResponderExcluir
  6. Nicholas Sparks é show! Comecei a ler os livros dele recentemente e, definitivamente, me surpreendi!
    Esse livro já está na minha lista de leitura! :D

    Agnes (Guii)
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo