18 abril 2013

Resenha: Línguas de Fogo

Boa noite, achocolatados de morango! Depois de algum tempo, venho com uma nova resenha pra vocês já até perdi a prática haha.
Karen Soarele
Línguas de Fogo - Crônicas de Myríade
1/5
215 páginas.
Editora Cubo Mágico
Nota: ♥♥♥♥♥
Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade.
Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.

Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.
Línguas de Fogo, tenho uma coisa a dizer: Que livro espetacular!
Não sei vocês, mas eu simplesmente amo Literatura Fantástica, então o amor foi instantâneo assim que eu comecei a lê-lo. Primeiro que eu achei a capa divina, sem exagero nenhum. Segundo que logo no começo do livro, já vi lágrimas rolarem dos meus olhos. Esse livro, mais do que uma história, uma fantasia, uma viagem, ele abre seus olhos pra detalhes da nossa vida real que as vezes passam despercebidos, nos ensinando o valor da verdadeira amizade, da família, do companheirismo e da lealdade. Onde você aprende que há coisas mais importantes do que seus próprios sonhos e desejos.
Auto-ajuda? Passa longe disso. Seus personagens incríveis, seu mundo singular só nos mostra que no final, é o amor e a lealdade que realmente vence, mas que para que isso aconteça, é necessário muito esforço e coragem.
Aisling e Dharon moravam em uma vilarejo chamado Sollace que fica em Vulcannus, no universo de Myríade. Aisling morava com sua avó e Dharon com seu mestre, guerreiro da vila que um dia se tornaria um Furioso e Dharon tomaria seu lugar. Já no inicio do livro, vemos a ação, onde a história começa a desenrolar, o ponto chave pro desenvolver na trama. Uma grande Salamandra, que vem dos vulcões de Vulcannuse que cospe fogo, invade Sollace e Aisling e sua avó tenta fugir como todos os moradores da vila, mas é o dever de Dharon protegê-los. No entanto, Dharon é o meu amigo de Aisling, poderia ela fugir enquanto seu amigo arrisca a vida para salvá-los? Mas como um flashback, é narrado uma história muito emocionante de quando Dharon conheceu um bardo, Ricochete, que futuramente acabou se tornando tudo que eles menos esperavam. Dharon ficou encantado pelo Bardo, pois ele era livre e viajava por todo o universo de Myríade, não ficando apenas preso à Vulcannus. A ponto de abandonar não só seu dever como guerreiro de Sollace, mas sua melhor amiga Aisling, Dharon está prestes a se tornar um Bardo, porém um reviravolta envolvendo a vida de sua melhor amiga o faz mudar de ideia e ele acaba descobrindo através de Adam, que ser guerreiro da vila não o prende ou o limita de conhecer outros lugares. Essa parte me emocionou bastante, mas a que realmente me tirou lágrimas foi a luta com a Salamandra, quando a avó de Aisling decide se envolver. Também é essa luta que dá todo o sentido a história: Após a luta com a Salamandra, Dharon não morre, mais infectado com seu veneno fica a beira da morte e Aisling tem que ir contra todos os seus princípios, saindo de Vulcannus indo ao que sempre foi lhe apresentado como o reino inimigo, Hynneldor, para ajudar seu melhor amigo. Lá, enquanto está atrás da cura, descobre muito mais que isso: Descobre a amizade, fidelidade, a traição, descobre sua verdadeira origem. Descobre uma coragem que não sabia que tinha, descobre sua força interior, exterior também e te faz se arrepiar de tanta emoção.
Aisling é uma personagem doce, delicada e dotada de uma grande coragem. Dharon, sempre corajoso e disposto a defender quem ele ama - sob quaisquer circunstâncias. Dois personagens incríveis, pra mim. Mas não poderia deixar de fora, Desmond e Marian. Dois personagens muitíssimos influentes na história e na aventura de Aisling, que tem personalidade forte e também, uma super coragem. Confesso que Marian me irritou um pouquinho no começo, sua arrogância e esse pensamento de superioridade dela, mas que aos poucos foi cedendo a uma mulher que só luta pelo que acredita, pela liberdade do seu povo e pela igualdade dos mesmos.
Acho que uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, além de personagens tão complexos e incríveis, foi o toque "distópico", se vocês me entendem. A guerra entre os povos, os rebeldes que lutam contra o "governo" e as regras que lhes é imposto, o desejo pela paz e a igualdade. Tudo isso misturado com aventura e magia, é um bom jeito de abrir os olhos de todas as idades.
Gostaria de dizer que sou uma grande fã da Aisling e ela entrou pra minha lista de personagens favoritos, pronto, falei U_U.
Sabe o que é?
O melhor desse livro foi que me surpreendeu, eu não esperava tudo isso e não esperava essa paixão que eu desenvolvi pela história, pelo enredo, pela narração, pela capa, pelos personagens, enfim, é uma obra surpreendentemente envolvente e emocionante.
Falando um pouco sobre o físico do livro, a capa e a contra-capa é linda, a orelha contém o nome de todos os livros da série. O nome dos capítulos são dispostos de uma maneira bem simples. A capa tem um leve elevo no título e no nome da escritora, que deu um charme.
A narração da escritora é envolvente e tem detalhes o suficiente pra você imaginar a cena com perfeição e emoção, sem ficar algo cansativo. Sinceramente, não tenho o que reclamar.

Não me arrependo do dia em que peguei esse livro para ler, só me arrependo de não ter feito isso mais cedo, haha.

E, o segundo livro da série composta por 5 livros chama Tempestade de Areia que eu aguardo desesperadamente e será lançado em agosto *-*. É o mês do meu aniversário, é uma sugestão de presente. U_U

Ah, eu achei super legal que antes do prólogo tem um mapa de Myríade:


Extras: 
- Entrevista com a autora
- Wiki de Myríade
- Site da autora
- Skoob

Espero que tenham gostado da resenha!
até mais
xoxo ♥

5 comentários:

  1. Oi Aline!

    Adorei a resenha! Sabe, eu acho essa capa linda demais também! Eu ia participar do Booktour, mas tive um problema e precisei sair, fiquei super triste, acho esse livro muito promissor. Sua resenha me mostrou que eu estava certa, e aguardo a oportunidade para ler ele. Adorei!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey, Aline!
    Me desculpe pelo sumiço: voltas às aulas agora em abril e ainda fiquei sem internet por uns dias :(
    Gostei de sua resenha *-*
    E essa capa é muito fofa!
    Já estava de olho nesse livro. A história parece muito promissora. Tomara que eu tenha a oportunidade de ler algum dia :D
    Bjsss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!!! Linda, linda, linda a resenha! Fiquei encantada!!!! =D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!

    Começou hoje a gincana de lançamento de Tempestade de Areia!! =D

    Participe:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=501934576549013&set=a.299007170175089.69737.288905397851933

    ResponderExcluir
  5. Bom, pra facilitar eu encurtei a URL:
    http://tinyurl.com/l2ary38

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo