29 junho 2013

Oblikovalci: A Hachura!

Olá, queridos leitores! ^^

Essa é minha estréia no blog :D Espero que todos me (amem) gostem! ^^ Como estou de férias da faculdade (AMÉM, SENHOR), postarei nas Quartas e Sextas, mas quando (o inferno) voltar da faculdade, postarei ou na sexta, ou na quarta. Fiquem atentos! ^^

Então, começo agora falando sobre uma técnica muito usada por desenhistas e ilustradores universais: a Hachura.

"MEU DEUS, LOUISE, O QUE DIABOS É ISSO? É DE COMER?"

Não, cabeçudo, não é de comer. E não, não é RACHADURA, é HACHURA (é sério, tem gente que fala Rachadura. Dá uma vontade de socar a pessoa).

Hachura nada mais é do que uma técnica usada para sombrear ou adicionar detalhes no desenho usando traços. É, tracinhos, trações, travessões, o traço que você tiver '-'



"A hachura é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. O conceito principal é o de que a quantidade, a espessura e o espaçamento entre as linhas irão afetar o sombreamento da imagem como um todo e enfatizar as formas, criando ilusão de volume, diferenças na textura e na cor. As linhas tracejadas devem sempre seguir o formato do objeto desenhado." Wikipedia.

É uma técnica muito utilizada também na arquitetura, que além de simbolizar sombras, simboliza um "espaço preenchido". Como se eu estivesse preenchendo uma cavidade.

Uma planta de apertamento apartamento usando Hachuras


EXEMPLO MAROTO: Le eu desenho uma caixa com linhas simples e caneta preta (um, whatever qual cor), e quero desenhar o conteúdo dela, o volume que ela carrega. Eu vou com minha caneta azul boladona e faço riscos no interior da caixa.

 
Essa sou eu fazendo um exemplo de Hachura no Paint Tool Sai. Minha letra é linda;


Existem outras aplicações para Hachura, como representar cores, densidades, etc.

Agora tire a mão do mouse, peque uma caneta preta e outra azul, ou sei lá o que, e vá HACHURAAAAAAANDO, HACHURAAAAAAAANDO

Alguns exemplos:







Fotos: Google/Facebook/Sai

4 comentários:

  1. HACHURANDO... HACHURANDO... ♪ AI DIOS MIO - sim, sou poliglota 8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sabe né Juliana? Quando chegar aqui em casa a gente vai dançar O FUNK DA HACHURA hsuahasuhusauhsauhsa

      Excluir
  2. Detesto pintar e não sei sombrear, mas nunca tinha pensado em usar hachura desse jeito. Boa dica, vou tentar qualquer dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu comecei a usar Hachuras a pouco tempo e, confesso, sou melhor pra por sombras em desenhos preto e branco do que desenhos coloridos (até porque eu não gosto muito de colorir). Mas dá um toque bem maneiro no desenho ^^

      Excluir

Seu comentário nos deixará extremamente feliz, mas lembre-se: Tenha cuidado, as palavras tem poder.

- Não faça ofensas
- Não seja intolerante
- Não desrespeite a opinião alheia
- Se for divulgar, ao menos comente sobre o blog!

Não se esqueça de no final deixar o link do seu blog pra podermos retribuir, será um prazer.

Obrigada ♥
xoxo